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6=0 HOMEOSTÉTICA

Documentário sobre o movimento artístico Homeostética, que surgiu em Lisboa no início dos anos 80.

Documentary about the artistic movement Homeostética, which emerged in Lisbon in the early 80s

PT

"Documentário sobre o movimento artístico Homeostética, que surgiu em Lisboa no início dos anos 80, mas que permaneceu obscuro, senão mesmo desconhecido, até à sua eloquente exposição antológica, ocorrida em 2004 no Museu de Serralves. Constituído pelos artistas Fernando Brito, Ivo, Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira e Xana, este movimento marcou de modo paradoxal a cena artística na ressaca da revolução de Abril. A produção Homeostética desenvolvida entre 1982 e 1986 envolveu uma intensa actividade que resultou em inúmeras exposições, textos, manifestos, fotografias, filmes, concertos dos Ena Pá 2000 e outras performances colectivas. Utilizando o humor como estratégia de demarcação crítica face ao sistema do emergente mercado das artes o movimento Homeostética manteve sempre uma posição marginal de fortes influências Dadaistas. Discretos nas suas realizações e desprezando olimpicamente a sua própria glorificação, os homeostéticos perderam em visibilidade externa o que vieram a ganhar em modo de existência. Para eles o sentido da vida encontrava-se na criação artística e a criação artística, por sua vez, permitia-lhes inventar novas possibilidades de vida. Manuel João Vieira surgiu na altura com um verso que passou a identificar o espírito do movimento: "É moderno. É desusado. É pandeireta. É pato assado."

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(texto usado apenas com o intuito de divulgação e partilha)


EN

"Documentary about the artistic movement Homeostética, which emerged in Lisbon in the early 80s, but remained obscure, if not unknown, until its eloquent anthological exhibition, held in 2004 at Serralves Museum. Comprising the artists Fernando Brito, Ivo, Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira and Xana, this movement paradoxically marked the art scene in the aftermath of the April revolution. The Homeostética production developed between 1982 and 1986 involved an intense activity that resulted in numerous exhibitions, texts, manifestos, photographs, films, Ena Pá 2000 concerts and other collective performances. Using humor as a strategy of critical demarcation from the emerging art market system, the Homeostética movement has always maintained a marginal position with strong Dadaist influences. Discreet in their achievements and disdaining their own glorification, the Homeosthetics lost in external visibility what they had gained in way of existence. For them, the meaning of life was found in artistic creation, and artistic creation, in turn, allowed them to invent new possibilities for life. Manuel João Vieira came up with a verse at the time that came to identify the spirit of the movement: "It's modern. It's disused. It's pandeireta. It's roast duck."

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