RYUICHI SAKAMOTO
PLAYING THE PIANO 2022
STREAM BY MUSIC/SLASH - DECEMBER 11, 2022
PT
“A 11 de Dezembro de 2022, o concerto de piano a solo de Ryuichi Sakamoto será transmitido para o mundo.
Há dois anos, com uma diferença de um dia - por outras palavras, a 12 de Dezembro de 2020 - Sakamoto tocou um concerto a solo de piano quando o mundo estava em busca de luz dentro do túnel escuro da pandemia do coronavírus. Tocou a partir de um estúdio em Tóquio, sem público presente. A actuação foi transmitida ao vivo mas não foi arquivada para lançamento futuro.
Isto significa que a 11 de Dezembro, Sakamoto regressará pela primeira vez em dois anos para nos mostrar "Sakamoto em performance".
O que vamos ver e ouvir neste dia é uma gravação cuidadosa das filmagens de Sakamoto a executar algumas peças de música todos os dias ao longo de uma semana. Será cuidadosamente editado num concerto de piano a solo a ser transmitido a 11 de Dezembro.
Sakamoto diz: "Não tenho energia para fazer concertos ao vivo... Esta poderá ser a última vez que me verão actuar desta forma". Talvez tenha aceite e se tenha sentado com a realidade de que actualmente é incapaz de fazer coisas que costumava fazer. Plantando-se firmemente no chão desta nova realidade necessária pela sua condição física, Sakamoto parece ter encontrado um novo impulso e uma nova positividade.
De facto, este concerto mostrará melhor do que nunca os seus novos horizontes musicais, pelas seguintes razões:
Em primeiro lugar, utilizaram o lendário estúdio 509 em NHK. Sakamoto não hesita em chamar a este estúdio localizado dentro do NHK Broadcasting Center em Shibuya, Tóquio, "O melhor do Japão". Foi dado muito tempo para gravar a sua actuação neste espaço.
Além disso, membros-chave da equipa de produção do filme foram trazidos de Nova Iorque nesta ocasião como parte da equipa de produção do filme. Filmaram a actuação de Sakamoto com a intenção não só de transmitir as filmagens, mas também de montar um filme do concerto a ser lançado futuramente nos cinemas.
Nenhuma destas circunstâncias se teria tornado realidade se Sakamoto tivesse por acaso a energia necessária para fazer um concerto ao vivo.
A versão streamed será cerca de 60 minutos da sua actuação no Estúdio 509.
Mais informação, bilhetes e horários AQUI
(texto de Masafumi Suzuki - retirado do site oficial)
“Ryuichi Sakamoto tem vivido muitas vidas musicais nos seus quase 70 anos.
Como tecladista e compositor na Yellow Magic Orchestra de Haruomi Hosono, ajudou a preparar o palco para o synthpop. As suas experiências a solo na fusão de géneros globais e os seus estreitos estudos de impressionismo clássico levaram-no a conseguir mais de 30 filmes em tantos anos, incluindo Merry Christmas de Nagisa Oshima, Mr Lawrence, The Last Emperor and The Sheltering Sky de Bernardo Bertolucci, e The Revenant de Alejandro González Iñárritu. Só nos últimos 20 anos, escreveu uma ópera multimédia, transformou um edifício de vidro num instrumento, e viajou para o Árctico para gravar o som da neve derretida. Esse espírito exploratório percorre o álbum de Sakamoto de 2017, async, que pinta um retrato áudio da passagem do tempo informado pela sua recuperação do cancro da garganta. "A música, o trabalho e a vida têm todos um começo e um fim", disse Sakamoto no início de 2019. "O que eu quero fazer agora é música libertada das restrições do tempo".”
EN
“On December 11, 2022, Ryuichi Sakamoto’s solo piano concert will be streamed to the world.
Two years ago, with a difference of one day—in other words, on December 12, 2020— Sakamoto played a solo piano concert when the world was in search of light within the dark tunnel of the coronavirus pandemic. He played from a studio in Tokyo with no audience present. The performance was live-streamed but was not archived for future release.
This means that on December 11, Sakamoto will be returning for the first time in two years to show us “Sakamoto in performance.”
What we will watch and listen to on this day is carefully recorded footage of Sakamoto performing a few pieces of music each day over the course of a week. It will be thoughtfully edited into a solo piano concert to be streamed on December 11.
Sakamoto says, “I don’t have the energy to do live concerts… This might be the last time that you will see me perform in this manner.” Perhaps he has accepted and sat with the reality that he is currently unable to do things that he once used to. Planting himself firmly on the ground of this new reality necessitated by his physical condition, Sakamoto seems to have found a new drive and positivity.
In fact, this concert will better showcase his new musical horizons than ever before for the following reasons:
Firstly, they used the legendary 509 Studio in NHK. Sakamoto does not hesitate in calling this studio located inside NHK Broadcasting Center in Shibuya, Tokyo, “The best in Japan.” Plenty of time was given to record his performance in this space.
Additionally, key crew members were brought in from New York on this occasion as part of the film production team. They filmed Sakamoto’s performance with the intention of not only streaming the footage but to put together a concert film to be released in theaters in the future.
Neither of these circumstances would have become a reality if Sakamoto happened to have the energy to do a live concert.
The streamed version will be about 60 minutes of his performance at the 509 Studio.”
More info, tickets and schedules HERE
(text by Masafumi Suzuki - taken from the official website)
Ryuichi Sakamoto has lived many musical lives in his nearly 70 years.
As a keyboardist and songwriter in Haruomi Hosono’s Yellow Magic Orchestra, he helped set the stage for synthpop. His solo experiments in fusing global genres and close studies of classical impressionism led to him scoring over 30 films in as many years, including Nagisa Oshima’s Merry Christmas, Mr Lawrence, Bernardo Bertolucci’s The Last Emperor and The Sheltering Sky, and Alejandro González Iñárritu’s The Revenant. In the past 20 years alone, he’s written a multimedia opera, turned a glass building into an instrument, and travelled to the Arctic to record the sound of melting snow. That exploratory spirit runs through Sakamoto’s 2017 album, async, which paints an audio portrait of the passing of time informed by his recovery from throat cancer. “Music, work, and life all have a beginning and an ending,” said Sakamoto in early 2019. “What I want to make now is music freed from the constraints of time.”