XENÁKIS REVOLUTION

LE BÂTISSEUR DU SON

Documentário sobre Iánnis Xenábis de Stéphane Ghez - Disponível na Arte.tv até 18/11/2022


Documentary about Iánnis Xenábis by Stéphane Ghez - Available on Arte.tv until the 18/11/2022

PT - "Cem anos após o seu nascimento, um retrato fascinante do compositor, engenheiro e arquitecto Iánnis Xenábis (1922-2001), um pioneiro dos espectáculos electrónicos, do som e da luz, que virou a música contemporânea de pernas para o ar ao trazer a arte e a matemática para o diálogo.

"Não se trata apenas de fazer sons e música, trata-se também de transformar o homem". Do seu empenho político armado à sua insurreição artística, Iánnis Xenábis (1922-2001) liderou uma revolução total. Durante a Segunda Guerra Mundial, o estudante da Universidade Politécnica de Atenas juntou-se às fileiras da resistência comunista e depois, quando o país foi libertado, participou nos combates entre os seus camaradas e os realistas. Iánnis Xenábis, cujo rosto foi perfurado por estilhaços britânicos, foi condenado à morte à revelia e fugiu da Grécia em 1947. O jovem, cujo nome significa "pequeno estrangeiro", encontrou refúgio em Paris, onde foi contratado por Le Corbusier. Construindo pontes entre a composição e a arquitectura, desenvolveu uma nova linguagem musical, encorajado por Olivier Messiaen. Os seus glissandos de cordas, já presentes na Metástase, inspiraram as linhas do pavilhão Philips, que concebeu para a Exposição Universal de Bruxelas em 1958. Mas embora este espaço vanguardista, no qual ressoavam os seus sons ousados (Concret PH), tenha sido um enorme sucesso, também marcou a sua ruptura com Le Corbusier, contra um pano de fundo de disputas de paternidade. A partir daí, Xenákis dedicou-se inteiramente às suas partituras, nomeadamente no seio do “Groupe de recherches musicales” (GRM) criado por Pierre Schaeffer. Rejeitando tanto a tradição como as inovações em série, inspirou-se na natureza - da Île de Beauté em particular -, na ciência e em culturas distantes para inventar música estocástica, baseada no cálculo das probabilidades, para revisitar a percussão e para construir espectáculos imersivos combinando electro-acústica e efeitos de luz. Reabilitado após a queda do regime colonial, foi aclamado pela primeira vez pelos seus compatriotas em 1978 com o seu prodigioso Politopo de Micenas. “

(texto retirado da descrição do documentário)


EN - “One hundred years after his birth, a fascinating portrait of the composer, engineer and architect Iannis Xenakis (1922-2001), a leader of the avant-garde and a pioneer of sound and light shows, who turned contemporary music upside down by bringing art and mathematics together.

"It is not only about making sounds and music, it is also about transforming man." From his armed political commitment to his artistic insurrection, Iánnis Xenábis (1922-2001) led a total revolution. During World War II, the student at Athens Polytechnic University joined the ranks of the Communist resistance and then, when the country was liberated, participated in the fighting between his comrades and the royalists. Iánnis Xenábis, whose face was pierced by British shrapnel, was sentenced to death in absentia and fled Greece in 1947. The young man, whose name means "little foreigner," found refuge in Paris, where he was hired by Le Corbusier. Building bridges between composition and architecture, he developed a new musical language, encouraged by Olivier Messiaen. His string glissandos, already present in Metastase, inspired the lines of the Philips pavilion, which he designed for the Universal Exhibition in Brussels in 1958. But while this avant-garde space, in which his bold sounds (Concret PH) resounded, was a huge success, it also marked his break with Le Corbusier, against a backdrop of paternity disputes. From then on, Xenákis devoted himself entirely to his scores, notably within the "Groupe de recherches musicales" (GRM) created by Pierre Schaeffer. Rejecting both tradition and serial innovations, he drew inspiration from nature - from the Île de Beauté in particular -, from science, and from distant cultures to invent stochastic music based on the calculation of probabilities, to revisit percussion, and to construct immersive performances combining electro-acoustics and light effects. Rehabilitated after the fall of the colonial regime, he was first acclaimed by his countrymen in 1978 with his prodigious Mycenaean Polytope. "

(text taken from the documentary's description)



Previous
Previous

GUIMARÃES JAZZ 2022

Next
Next

MUCHO FLOW 2022